https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6783193436003549184/
Maria Vitória, resolvi aceitar o seu desafio!
Um momento de superação que eu nunca me esqueço aconteceu quando eu tive depressão. Hoje tenho 50 anos, mas imagine essa situação há 25 anos, quando esse assunto não era tão divulgado como agora.
Eu lembro que eu tinha perdido o namorado e o emprego nesse período e isso acabou contribuindo para que a depressão aparecesse. Ouvi de um ex-chefe que eu estava com problema mental. Como eu sempre fui uma pessoa curiosa, procurei me informar a respeito e fiquei triste ao saber que muitas pessoas achavam que era “frescura”.
O maior problema dessa doença é que eu pensava 24 horas em morte, ficava pensando em formas de acabar com o meu sofrimento da forma menos dolorosa possível (embora no fundo algo me dizia que eu não faria isso). Além disso, meu humor alterava várias vezes ao dia.
Fiz tratamento com psiquiatra e psicólogo. Superei a doença, melhorei minha autoestima e comecei a fazer algo que eu achava impossível: viajar sozinha.
Todas as vezes em que eu viajo (todo ano planejo uma viagem) eu celebro com tudo o que eu tenho direito, pois ao vencer a depressão, eu resolvi dar adeus à carência, à possessividade e me entregar à liberdade, à amizade sincera e principalmente ao amor próprio.