Ao assumir um cargo de gestão você tem como principal desafio liderar uma equipe. Isso significa influenciar os seus subordinados e conseguir tirar o melhor de cada um, a fim de atingir as metas da empresa. Esse desafio pode ter sucesso se você recorrer à comunicação estratégica. 

Você sabe o que é comunicação estratégica?

É o uso da comunicação com o propósito de atender aos objetivos organizacionais. 

São ações voltadas à transmissão de informações de maneira eficaz. Trata-se de entregar a mensagem certa para a pessoa certa – ou público certo – no momento certo, por meio do canal certo, para atingir uma meta específica.

Por exemplo, se o líder deseja motivar os seus funcionários, é fundamental que a sua comunicação seja transparente, objetiva, tranquila, e que todos se sintam integrados.

“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficiência da comunicação.” Peter Druker

Importância da comunicação estratégica 

Uma boa comunicação significa expressar-se de maneira clara e objetiva e ser compreendido pelos outros.

Imagine se o apresentador de um programa jornalístico começasse a usar uma linguagem rebuscada, provavelmente muitas pessoas não entenderiam as notícias.

Numa empresa, o líder precisa comunicar-se bem e se certificar que a mensagem foi inteligível para todos.

Não adianta apenas passar ordens ou ainda acreditar que a informação compartilhada é óbvia. Lembre-se: O que é óbvio para você, pode não ser para os demais. 

Converse, oriente, pergunte, tire dúvidas. Exponha suas necessidades, defina as metas com a equipe, explique como cada um pode contribuir para atingir os resultados esperados pela empresa. 

E o mais importante: ouça com atenção o que eles têm a dizer. 

Segundo o empresário e escritor, Roberto Shinyashiki, a palavra comunicação pressupõe “tornar comum” a informação ou experiência.  Para isso é preciso ser claro e construtivo no ato de comunicar, mantendo o respeito pelo outro. 

“Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito” – Claudia Belucci

Benefícios de uma comunicação estratégica

  • Maior entrosamento entre os colaboradores
  • Aumento do engajamento
  • Evita-se o retrabalho
  • Diminui os ruídos na comunicação
  • Aumento da lucratividade
  • Clareza na comunicação

Como implementar uma comunicação estratégica eficaz

Há 3 etapas que podem ser implementadas pelo líder:

  • 1. Priorize a comunicação

Pense na melhor forma de transmitir a sua mensagem, considerando o objetivo a ser alcançado. Invista numa linguagem direta e acessível.

  1. Crie um canal de comunicação em duas vias

Divulgue as políticas e os processos de comunicação interna da organização de forma bem clara e definida para os seus colaboradores.

Ajude seu time a desenvolver habilidades de comunicação que possam ajudá-lo a melhorar processos e relacionamentos. Se necessário, ofereça treinamento. 

Converse com as pessoas e faça um levantamento de onde, como e por que os problemas de comunicação estão ocorrendo.

  1. Solucione falhas de comunicação

Ao estabelecer uma estratégia de comunicação, procure ouvir as opiniões dos funcionários de diferentes níveis. Eles podem revelar problemas que você não tinha percebido. 

Entenda que nem todas as mensagens surtirão o efeito esperado se forem comunicadas de uma só vez. No caso de mudanças importantes na empresa, deverá ser feito um planejamento de comunicação contínua para acompanhar, encorajar e esclarecer dúvidas sobre o processo. 

 Programa Liderar

Comunicar-se de forma efetiva é uma das principais soft skills do cargo de liderança. Se você quer aprimorar a sua comunicação, conheça o Programa Liderar da Avra.

Você terá autoconfiança para gerir pessoas, dar os próximos passos na carreira e conquistar novas promoções. Além de reconhecimento externo e satisfação pessoal por sua evolução contínua.

O curso abrange vários temas como: autoliderança, administração do tempo, feedback, comunicação não violenta, liderança de times remotos, realização de reuniões eficazes, mudança comportamental e organizacional, entre outros.

Você terá encontros com mentores de carreira nos 3 primeiros meses após a aquisição do curso. 

Não perca essa oportunidade! Acesse o site https://avra.org.br/liderar/ e adquira o curso. 

Referências

https://exame.com/carreira/os-pilares-da-confianca-no-trabalho-e-como-construi-los/

https://www.linkedin.com/pulse/comunica%C3%A7%C3%A3o-estrat%C3%A9gica-na-lideran%C3%A7a-aline-gomes/?originalSubdomain=pt

https://employer.com.br/o-que-a-comunicacao-estrategica-tem-a-ver-com-lideranca/

Material de apoio do Programa Liderar

Publicado no blog da Ong Avra – https://avra.org.br/comunicacao-estrategica-o-segredo-do-sucesso-dos-bons-lideres/

Categorias: Carreira

Telma Lima

Jornalista, produtora de conteúdo web.