A retórica, para quem não sabe, é a arte do convencimento, da eloquência e do bom uso da palavra.
Se você possui esse dom, saiba que você terá muito a ganhar se investir na carreira de redator de marketing de conteúdo no futuro. De acordo com a Rock Content, essa profissão é uma das mais cobiçadas para os próximos anos, especialmente se ele se especializar na criação de textos personalizados, profundos e que entregam real valor ao leitor.
Com 3,9 bilhões de pessoas ligadas à rede (segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), as empresas precisam estar na internet interagindo com seus usuários, criando conexões com eles a fim de descobrir as suas necessidades. Isso é fundamental para qualquer marca que quiser se manter no mercado.
Diante desse cenário pode-se dizer que o redator terá papel decisivo nas estratégias de marketing. Um bom conteúdo, aliado a uma ótima retórica, pode ser o diferencial para atrair novos clientes. Na opinião de Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que pode resultar na venda.
Para que o redator consiga atingir o seu público de maneira efetiva, é necessário que a retórica seja treinada constantemente. Como dizia Aristóteles, “Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”