Quando você tem um objetivo a alcançar, a melhor atitude é realizar um planejamento!
Por exemplo, você pretende passar no vestibular? Então, você vai precisar criar um plano de estudos para dar conta de toda a matéria, resolver questões, evitar distrações, etc.
O que é trilha de carreira?
É o planejamento de carreira que todo profissional deve fazer para conquistar o cargo que almeja.
Imagine que você exerça atualmente um cargo operacional. Mas, seu desejo é chegar à posição de líder. Para se preparar você vai precisar descobrir quais competências você deve ter e quais habilidades precisará aperfeiçoar. Ou ainda, se será necessário fazer cursos (de graduação, técnicos, entre outros).
E para quem busca uma recolocação, o planejamento de carreira é ainda mais essencial. Afinal, como se destacar num mercado de trabalho tão competitivo?
Qual a importância do planejamento?
Sabe aquela pergunta que o entrevistador faz: ‘onde você se vê daqui a 5 anos?’
Esse questionamento está relacionado ao planejamento de carreira. A empresa quer saber se você pretende crescer profissionalmente ou apenas ter um emprego.
De acordo com a consultoria de recursos humanos, Robert Half, a preocupação das empresas em avaliar o planejamento do colaborador – ou futuro colaborador – é diminuir riscos, rotatividade e aumentar a produtividade e a qualidade do serviço.
O planejamento profissional não é benéfico apenas para às companhias, traçar um plano de carreira coloca o indivíduo nos trilhos do sucesso profissional e pessoal, pois, quando se tem uma meta, fica mais fácil programar os caminhos que devemos seguir para alcançá-la.
“O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” — Peter Drucker
Como montar a sua trilha de carreira
● Defina seu objetivo
Quais seus planos a curto, médio e longo prazo? Pense no que você gostaria de fazer, qual atividade te deixaria motivado para trabalhar. Não foque apenas no valor do salário.
● Pesquise o mercado de trabalho
Veja quais competências o mercado exige. Hoje uma das principais habilidades requisitadas são as soft skills (habilidades comportamentais).
Por exemplo, para o cargo de liderança são exigidas: influência, boa comunicação, flexibilidade, iniciativa, escuta ativa, entre outras. Ou seja, todas são soft skills (leia mais sobre o assunto aqui)
● Invista no networking
Participe de grupos que possuem os mesmos interesses, converse, troque ideias, mantenha-se atento a novas oportunidades.
● Estude sempre
Fazer cursos é uma forma de se reciclar, de obter novos conhecimentos. Isso sem falar que também é uma forma de avançar no seu planejamento. Invista em cursos rápidos ou num curso de nível superior, dependendo da sua trilha de carreira.
Mãos à obra
Agora é a sua vez de fazer a sua trilha. Não tenha pressa. Se precisar, busque ajuda.
A Ong Avra conta com especialistas em carreira e processo seletivo, que te ajudarão a mapear o melhor caminho para sua ascensão profissional. Veja os programas que a Avra oferece:
Impulso: Encontros individuais com um consultor especializado em carreira e processo seletivo, que te ajudará a trilhar o caminho em busca de um novo emprego, seja uma recolocação ou mudança de empresa.
Mentoria: Incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. Especialistas referências no mercado te auxiliam na criação de um projeto de vida e plano de carreira.
Liderar: Nosso primeiro curso 100% online, em que você pode estudar quando e onde quiser. Você conhecerá as ferramentas necessárias para transitar de um cargo operacional para um cargo de liderança, principalmente, no que diz respeito às soft skills, ajudando você, líder, a se comunicar de forma efetiva com sua equipe.
Quer saber mais sobre esses programas? Clique aqui!