Estou grávida! Essa afirmação que costuma ser motivo de grande felicidade , vem carregada também de receios para a futura mãe.

No ambiente de trabalho a gravidez nem sempre é vista com bons olhos. Eu já presenciei chefe comentando que era melhor contratar homens para evitar faltas.

Ser mãe, estudante, dona de casa, profissional – são vários papéis que a mulher exerce no dia-a-dia. Ser multitarefa faz parte da nossa rotina. Por acaso isso nos impede de sermos boas funcionárias?

Certamente que não. Felizmente algumas empresas estão repensando esse comportamento. Eu pesquisei no Google e me deparei com algumas iniciativas que valorizam o trabalho feminino.

A empresa Azul possui um programa que acompanha as grávidas durante toda a gestação, com consultas médicas, psicológicas e nutricionais e orientações de cuidados com o bebê, por exemplo. As empresas Qualicorp, Ifood contrataram gestantes esse ano.

Infelizmente essas atitudes não acontecem com grande frequência nas empresas. Há um longo caminho ainda a ser percorrido, mas essas pequenas atitudes devem ser aplaudidas.

Enquanto isso, mulher grávida, comemore com muita alegria esse momento que é só seu!


Telma Lima

Jornalista, produtora de conteúdo web.